Notícias

Ciptran fiscalizará transporte irregular de gás de cozinha em Teresina


Para Sindicato, venda de gás em motocicletas gera riscos à população.
Empresas e profissionais autônomos ainda não estão cumprindo as leis.

 

Uma cena comum nas ruas de Teresina é o transporte de botijões de gás feito da maneira incorreta. Em avenidas movimentadas, são inúmeros flagrantes de botijões expostos e levados de forma irregular em motocicletas, o que representa um perigo para quem transporta e ou trafega pelas ruas.

O estudante Mateus Sousa revela que já comprou o produto direto das motocicletas. “Sabemos que estamos incentivando esse comércio, mas infelizmente é a oferta mais fácil que temos, quando precisamos de gás”, destacou Mateus.

Para o presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás no Piauí (Sindigás), Welligton Nunes, este tipo de transporte é irregular. “Com os botijões sendo carregados dessa maneira há um grande risco de acidente. Por exemplo, se um botijão sacar da moto, pode bater em um carro ou até mesmo se romper e causar uma explosão e incêndio”, alertou.

De acordo com o subcomandante da Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito, capitão Ademir Sales, o transporte irregular gera multa e pontos na carteira de habilitação do condutor. “Quem for flagrado transportando gás de maneira ilegal receberá multa de mais de R$ 120 e cinco pontos na carteira. O transporte desse produto deve ser feito de forma que o botijão fique totalmente protegido em caso de acidentes e colisões”, afirmou Sales.

A funcionária pública Catiane Monteiro destaca que não compra o produto dos revendedores em motocicletas. “Quando vendem nas motos eu não compro, porque estarei diminuindo os riscos de acidente”, disse Catiane.

 

Fonte: G1/Piauí