Notícias

O que é Gás LP?


O que é Gás LP ?

O Gás LP é um produto derivado do refino do petróleo. Sua sigla significa gás liquefeito de petróleo. No Brasil ele é conhecido como “gás de cozinha”, pois essa foi a sua aplicação inicial.

O petróleo é constituído, basicamente, por hidrocarbonetos, que são compostos químicos formados por átomos de carbono e hidrogênio. O Gás LP é uma mistura de dois hibrocarbonetos específicos, o propano e o butano. Veja a seguir, as características desse combustível e as vantagens de seu uso.

 

Caracteristicas

  • Dos produtos obtidos no processo de refino do petróleo, que é a separação das misturas de hidrocarbonetos, o Gás LP é o que apresenta a menor densidade. Densidade (d=m/v) é a relação entre massa (kg) e volume (m³) de um elemento. Quanto mais denso esse elemento, mais pesado ele é. Logo, dos produtos resultantes do refino do petróleo, o Gás LP é o mais leve.
  • Na atmosfera, o Gás LP se encontra em estado gasoso. Quando resfriado ou submetido a baixas pressões seu estado passa de gasoso para líquido. Nos recipientes de armazenagem, o Gás LP está em estado líquido. No momento da combustão, ele entra em contato com o ar e se torna gasoso novamente.
  • O Gás LP é um combustível ecológico, não poluente. Sua combustão não produz resíduos tóxicos.
  • O Gás LP apresenta alto poder calorífico. Poder calorífico é a quantidade de calor, que desprende de um determinado corpo por unidade de peso (kg) ou volume (m³).
  • Por ser um gás inodoro, um composto a base de enxofre é adicionado à sua fórmula, medida de segurança para detectar vazamentos. O Gás LP não é tóxico, mas se inalado em grande quantidade tem efeito anestésico.

Vantagens do uso

  • Transporte e armazenagem - Devido às suas características, líquido no botijão e gasoso na atmosfera, o Gás LP é de simples manuseio e de fácil estocagem.
  • No uso - Assim que liberado do recipiente, o Gás LP já está pronto para a combustão. Seu uso é imediato.
  • Manutenção de equipamentos - A combustão do Gás LP é livre de resíduos tóxicos, isso significa que o maquinário não sofre desgastes graves, como corrosão, por exemplo. Manter os equipamentos fica mais barato e sua vida útil é prolongada.
  • Poder combustível - O desempenho calorífico do Gás LP é um grande atrativo econômico. O Gás LP gera mais energia que lenha, carvão, gás natural, óleo e eletricidade.
  • Cuidado com a natureza - A proteção ambiental é atitude cada vez mais exigida das empresas. A queima do Gás LP não produz monóxido de carbono (CO) e não lança resíduos poluentes na atmosfera. Além de, no caso da lenha e do carvão, evitar a queima anual de 3,5 bilhões de árvores no Brasil.
  • Mutiplicidade do uso - Por ser um combustível de fácil manuseio, alto poder calorífico e não agressor ao meio ambiente, o Gás LP é usado residencialmente, no comércio, na indústria e na agricultura.

Gás LP ou Gás Natural? Embora ambos sejam combustíveis derivados do petróleo, as semelhanças entre o Gás LP (Gás Liquefeito de Petróleo) e o Gás Natural param por aí. Entenda a seguir porque o Gás LP é a melhor opção de energia:

Gás LP (Liquefeito de Petróleo)

1 - O Gás LP apresenta maior poder calorífico que o Gás Natural. Sua água ferve mais rápido. Sabe o que isso quer dizer? Mais economia.

2 - O mercado de Gás LP é formado por várias empresas. Logo, elas precisam oferecer melhores preços para conquistar consumidores. Economia para você.

3 - O Gás LP é armazenado em recipientes próprios (botijões, cilindros ou tanques). Isso é garantia de fornecimento sem interrupções.

4 - Usando recipientes próprios você controla seu estoque de Gás LP. Controle de gastos gera economia.

5 - Além disso, por apresentar combustão limpa e controlada, o Gás LP proporciona menor custo de manutenção dos equipamentos, seu fogão, por exemplo.

6 - Produto soberano. Todo Gás LP consumido no Brasil é produzido em território nacional, isso significa maior estabilidade em sua oferta.

Gás Natual

1 - O Gás Natural, além de apresentar menor poder calorífico, pode apresentar oscilação de pressão durante os horários de pico de fornecimento.

2 - O mercado de Gás Natural é um monopólio. O consumidor perde o direito de escolha e fica sujeito a todas as determinações da empresa controladora.

3 -Como o Gás Natural não pode ser armazenado, ele é fornecido por sistemas de tubulação. Em caso de acidente ou necessidade de manutenção, o fornecimento é interrompido.

4 - Ao optar por Gás Natural, o consumidor tem que pagar uma taxa mínima obrigatória por mês. Ou seja, se não usar, você paga do mesmo jeito.

5 - O Gás Natural é um produto importado. Seu fornecimento e seus preços podem variar em cenários de instabilidade internacional.


Fonte: http://www.minasgas.com.br